(71) 3024 2314 / 3379-4925

Segunda - Sexta 7:30h - 18:00h

comercial@shockeng.com.br

tn_658_645_RC_150715_024

Detalhes construtivos como juntas de movimentação, especificação correta da argamassa e compra de blocos certificados foram apontados como alternativas para evitar patologias

Maryana Giribola

tn_658_645_RC_150715_024Trincas e fissuras em edificações são motivos recorrentes de reclamação pós-obra dos usuários. E para evitar as patologias, uma série de cuidados devem ser pensados nas etapas de projeto e execução. Segundo Luiz Sergio Franco, sócio diretor da Arco Engenharia, as ações devem ser tomadas na origem dos problemas.

Controlar as características dessas alvenarias, seja com detalhes construtivos como juntas de movimentação, seja alterando o módulo de deformação com a escolha de argamassas adequadas ou até aumentando a resistência dessas paredes em pontos específicos são medidas eficazes para prevenir as ocorrências. “Cada vez que pensamos nesse mecanismo e tomamos ações de maneira preventiva, mais longe ficamos de um problema patológico”, conta Franco.

Além dos cuidados de projeto, a compra dos blocos também deve ser feita com cautela. O ideal é contar com fabricantes que forneçam controles tecnológicos adequados, produtos de acordo com as normas prescritivas e, se possível, certificações de qualidade. A escolha da argamassa é outro ponto que merece atenção. Para Cristiana Furlan, diretora da Avanti Construtora, é aconselhável optar por insumos industrializados e, caso não seja possível, o controle dos agregados e da execução da mistura deve ser feito de perto.

As ações foram discutidas nesta quinta-feira (6), no “Webinar Trincas e Fissuras em Edificações”, promovido pelo Instituto PINI. Na primeira parte, Franco falou sobre como evitar trincas e fissuras em paredes de vedação com blocos. Em seguida, Cristiana discorreu sobre os tipos de trincas e anomalias em diversos tipos de revestimentos, como argamassado, cerâmico, em madeira, vinílico e em vidro, e sobre como evitá-las.

Desenvolvido por

Scroll to Top